Pátria amada, Brasil!

Pra ver se acha um rumo: Marjorie Estiano – Sem direção

Decepção. Acho que não há outra palavra pra descrever o sentimento que todos nós devemos nutrir por esse país que nos pariu. A gente pode dizer que a culpa é do governo que não trabalha direito, que é a mídia que aliena a população, que é a elite que explora o povo, mas sabe o que dói perceber? Que a culpa é nossa… toda nossa e nossa. Não me excluo dessa contagem. Eu sei que sou hiper-apático politicamente, mas me incomoda pensar que, dessa forma, estou sendo conivente com tudo isso que eu não concordo.

Dia desses, eu tava numa rodinha lá na faculdade e a galera tava discutindo sobre patriotismo. Ânimos exaltados, discussão acalorada. Um deles dizia que não era patriota, os outros tentavam colocar um pouco de esperança no peito do indivíduo, eu só ouvia. Pouco a pouco, eu fui me convencendo com os argumentos do garoto. Nós nunca lutamos numa guerra séria por nossos ideais (ainda que guerras sejam cruéis e injustificáveis, uma nação só se forma depois de estar em uma, infelizmente. Não sei exatamente o porquê, mas parece que é na batalha que o povo encontra o ponto de união que vai manter uma Pátria de verdade, ao invés de um simples aglomerado de pessoas). Nós não nos valorizamos (o Brasil se vende a todo momento, e por qualquer quantia. Discorda?). Nós não temos cultura própria (só um exemplo: a Europa tem os romanos, os gregos, os celtas, os bretões, os gauleses… e todos esses povos deixaram marcas que os europeus se orgulham de mostrar. E o Brasil? Tem o que? Cadê a cultura indígena e o nosso orgulho por ela? Inclusive eu ajudo com essa indiferença toda… e como ajudo! É triste!). A gente simplesmente não tem motivos pra ser patriota, porque não existe a tão falada “Pátria amada, Brasil”. Nem a independência do país foi feita por um brasileiro, dá pra ter uma idéia do resto. Somos simplesmente um monte de gente que, por acaso, nasceu no mesmo território. Triste de constatar. E eu sou muito a favor da globalização cultural sim. Acho que vai ser lindo quando todas as culturas tiverem um toque de outras culturas. Mas nós já somos um Frankenstein de culturas! Onde vai ficar a NOSSA contribuição?

E a solidariedade brasileira? Não somos um povo festivo, alegre, solidário, amigo? O problema é que nossa alegria é excessiva e desmedida, nossas festas não têm razão de ser, nossa amizade é preconceituosa e nossa solidariedade é restrita. O brasileiro se preocupa com ele, com a família dele, e com os amigos dele. O outro, desconhecido, que arrume uma família pra cuidar dele (não parece uma coisa “Família Soprano”?). O maior exemplo disso tá no nosso governo. Todo mundo que entra na Administração Pública do Brasil já vai com essa mentalidade: pegar o máximo possível pra garantir o seu sustento e o de seus protegidos. Que tipo de país pode se manter, se os próprios governantes estão olhando pro próprio umbigo? A voz pública se diz revoltada! Mas será que, se estivesse mesmo revoltada, não faria algo a respeito?

E você? Faria diferente no lugar deles?

Simplesmente envergonhado…

  1. Eu não acho que a culpa é do governo não .. e sim de quem coloca eles lá…

  2. É aquela história:
    cada povo tem o governo que merece…

    Um povo que permite que o Calheiros saia impune, que os salários desses políticos aumentem absurdos enquanto outros passam fome, etc, etc, parece q está pedindo pra ser sacaneado msm!

    bjksss

  3. Os únicos culpados pela situação em que o pais se encontra, com certeza, somos nós mesmos. Um simples gesto de digitar seu voto (ou colocar seu voto dentro da urna) já seria suficiente para determinar um novo futuro.

    Além do que, veja bem: o poder corrompe qualquer homem de bem. Digo corromper no bom sentido da palavra (se é que existe), pois enquanto oposição temos solução para tudo. Enquanto situação, sabemos onde o calo aperta, principalmente no fechar de olhos para as alianças a serem feitas e que são necessárias para um bom gerenciamento e funcionamento do Estado.

    Vivemos num mundo globalizado e não dá para fechar os olhos para isso. Com certeza, não seria diferente se qualquer um de nós estivessemos no poder, talvez, fosse até pior.

    Beijos

  4. Du, já te add no msn e tb já coloquei os marcadores lá no blog!
    Boa idéia, a sua!

    Bjkss

  5. Rapaz, sua angústia é justificada. Somos passageiros de uma nau com rumo incerto, mas, pegando pela história nacional, nosso país nasceu assim. Aliás, todos os países das Américas nasceram assim, de sopetão. Aqui no Brasil, passaram portugueses, espanhóis, africanos, franceses, holandeses, ucranianos, alemães, japoneses, chineses etc etc… Essa miscigenação nos enriquece culturalmente, mas nos empobrece quanto a uma unidade. Isso não é de se assustar, pois somos um país continente. Cabe quase uma Europa aqui dentro.

    Os dilemas que você tem já passaram por todos que têm o mínimo de discernimento. Ser patriota é bem mais que vestir a camisa do Brasil na Copa. Minha posição é pensar global e agir local. Faça a sua parte e, como disse Spike Lee, faça a coisa certa.

    • DuOlivNG
    • 21 de setembro de 2007

    Vinicius: exatamente.

    Lily: pois eh.. ainda mais que nós demos o poder a eles de aumentar os proprios salarios… dai como controla agora?

    Beth: eh isso q me preocupa… nós não somos educados politicamente.

    S.P: eu só acho q a gnt n sabe mesmo como lidar com tanta riqueza. Pensando bem, nós n sabemos lidar com nenhum tipo d riqueza… q coisa!

    • garrastazu
    • 24 de maio de 2008

    Se muda então!! Se gosta, enfia o seu discurso de merda no rabo e vá embora do Brasil. Não precisamos de você.

    BRASIL, AME-O OU DEIXE-O.

    • Maria do Carmo
    • 6 de julho de 2008

    é por isso que o Brasil deve investir em educação! um povo ignorante caminha para lugar nenhum!

    • Maria do Carmo
    • 6 de julho de 2008

    é por isso que o Brasil deve investir em educação! um povo ignorante caminha para lugar nenhum!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário